Observatório Social
Como nasceu?
Que é Observatório Social
O termo “Observatório Social” designa um movimento pela transparência na administração pública que tomou corpo a partir de uma Convenção das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, realizada em 2005, na cidade de Maringá.
A partir desta reunião, foi criado em 2006 o Observatório Social de Maringá e na sequência o Observatório Social do Brasil - OSB, órgão que orienta e controla todos os demais Observatórios do Brasil através da Rede de Controle Social.
Além da preocupação com a correta aplicação dos recursos públicos e a transparência, os Observatórios Sociais desenvolvem programas de educação fiscal dirigidos ao cidadão para conscientizá-lo dos seus deveres e direitos, estimulá-lo a praticar o voluntariado e prevenir a corrupção. Uma característica fundamental dos Observatórios Sociais é que eles são criados a partir dos anseios da sociedade civil, mantidas sem quaisquer recursos públicos e constituídas por dirigentes e voluntários sem vínculo político-partidário.
Em 2023, estão em atividade, Observatórios Sociais em 132 municípios de 17 estados. Em Santa Catarina funcionam 33 Observatórios municipais e o primeiro Observatório Estadual do país.
Social
Todos os Observatórios trabalham de forma padronizada e integrada, orientados pelo Observatório Social Brasil - OSB, com sede em Curitiba, que concede filiação aos Observatórios para formar a Rede de Controle Social.
Para que um Observatório Social possa ser certificado pelo Observatório Social Brasil e fazer parte da Rede de Controle Social, ele precisa, entre outras, ter as seguintes características:
Em resumo
Observatório Social é uma entidade civil autônoma, apolítica e sem fins lucrativos cujos objetivos são:
Clique aqui para ver todos os Observatórios do Brasil