Filiado ao Observatório Social do Brasil

Observatório Social do Brasil

O que fazemos (Fonte:  Manual de Implantação e Operacionalização do Observatório Social)

São atribuições do OSBLU

  • Mobilizar as pessoas em torno da causa “educação para cidadania fiscal”;
  • Identificar e captar recursos para a manutenção e crescimento do Observatório Social;
  • Ampliar o quadro de associados, mantenedores e parceiros;
  • Buscar e capacitar colaboradores voluntários e estagiários;
  • Identificar e elaborar treinamento sobre cidadania fiscal, nos órgãos públicos, escolas, entidades e empresas;
  • Fomentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas;
  • Prestar contas dos resultados à sociedade, órgãos observados e OSB;
  • Participar ativamente da Rede OSB de Controle Social, compartilhando informações e boas práticas;
  • Organizar eventos voltados a transparência e Controle Social na cidade.

Programas

O OSBLU executa os cinco programas propostos pelo Observatório Social do Brasil, todos visando a longo prazo, contribuir para a mudança cultural no país, fomentando a educação para a cidadania fiscal, como forma de estimular novos hábitos e costumes no cidadão de todas as idades. Os cinco programas são: 

Cada um desses programas é detalhado e acompanhado no Plano de Evolução dos Programas do OSBLU. O programa 1 é o mais impactante e compreende os seguintes subprogramas:

O que não fazemos

 • Participar de movimentos, pois movimentos têm a função de mobilizar as forças da sociedade para um determinado fim, e com isto, influenciar as políticas sociais. O papel do Observatório é ser uma ferramenta destes movimentos, nunca parte deles;
 • Assessorar governos, apontando soluções. O Observatório deve apenas questionar o que estiver errado, provocando a mudança da cultura;
 • Atender denuncias da população;
 • Ser assessor de empresas, da prefeitura ou de qualquer outro órgão público;
 • Elaborar programas diferentes dos oferecidos pelo OSB;
 • Agir fora do seu escopo de atuação, por exemplo, os Observatórios municipais não monitoram licitações estaduais ou federais.

Quais os resultados esperados

  • Que o cidadão tenha mais conhecimento, consciência e se envolva mais no trato com a coisa pública;
  • Que o dinheiro pago em impostos pelo cidadão seja melhor aplicado e ofereça melhores resultados à população;
  • Que os governantes, políticos, funcionários públicos e fornecedores desonestos sejam identificados, afastados do serviço público e exemplarmente punidos;
  • Que os maus políticos não sejam eleitos nem reeleitos;
  • Que o trabalho dos bons governantes e políticos sejam reconhecidos pela população através do voto;
  • Que as compras e contratos do serviço público sejam pautados na transparência e na concorrência honesta oferecendo o melhor custo X benefício para o órgão público e fornecedor;
  • Que as contas públicas do município não sejam rejeitadas nos Tribunais de Contas;
 • Que as leis de transparência, responsabilidade fiscal, licitação, e outras, sejam cumpridas e melhoradas a fim de agilizarem a administração, a transparência pública e os controles.

         *** O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! ***