O Observatório Social de Blumenau pretende realizar uma audiência na Secretaria Municipal de Saúde com representantes do Conselho do PMAQ para compreender os critérios e acompanhar a distribuição de verbas oriundas do governo federal aos servidores da saúde. A audiência foi solicitada mediante ofício enviado ontem (dia 10 de outubro) ao Secretário Municipal de Saúde, o médico Marco Antônio Bramorski. Através do “GT SAÚDE”, composto por cidadãos voluntários, o Observatório Social de Blumenau elege objetos de observação e realiza o acompanhamento dos gastos públicos.
No caso, o PMAQ é uma verba oriunda do governo federal destinada ao pagamento de servidores da atenção básica de saúde e que alcança o valor mensal aproximado de R$400 mil. O trabalho realizado pelo GT SAÚDE passou pela verificação no Portal de Transparência dos pagamentos efetuados da verba de PMAQ aos servidores e constatou uma viação muito grande de valores. De acordo com o Presidente do Observatório Social de Blumenau, Jorge Leandro Lobe, a intenção inicial do GT SAÚDE é “compreender os critérios adotados pela administração para distribuição dessa verba de origem federal, verificando se atende a legislação aplicável”.
Qualquer cidadão, desde que não tenha filiação ou militância partidária, pode participar do Observatório Social de Blumenau e se integrar seus “Grupos de Trabalho” (GT). Os calendários de reuniões dos GT estão disponíveis nas redes sócias do OSBLU.