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Observatório Social avalia primeiro quadrimestre do ano

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As atividades realizadas pelo Observatório Social de Blumenau (Osblu) no primeiro quadrimestre de 2012 foram avaliadas pela diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) na reunião de diretoria desta segunda-feira (18). O coordenador do Osblu, Leomir Minozzo, afirmou que o objetivo inicial foi conhecer o funcionamento do órgão, por meio da participação de eventos em outras cidades, pesquisas na legislação, conversas com o prefeito e outros representantes do Poder Público para fundamentar o trabalho.

O executivo operacional do Observatório Social de Blumenau, Carlos Roberto Pakuczewsky, apresentou o andamento das atividades desenvolvidas entre 11 de janeiro e 30 de abril deste ano.  Segundo ele, a partir de agosto de 2011, quando iniciaram as atividades do Observatório, a prioridade foi elaborar e implantar o projeto e produzir o material de divulgação (site, banner, cartões de visita e folders). O sitewww.acib.net/osblu traz informações sobre a implantação do Osblu, um relatório detalhado das atividades, além de uma área restrita aos gestores do Observatório.

“Até o momento executamos 80% do projeto de implantação do Osblu”, afirmou Pakuczewsky. O executivo participou de treinamentos e estudou também documentos como Manual de Implantação do Observatório, Código de Conduta, leis que regem as atividades do Município e do Observartório, estrutura online da Prefeitura, entre outros.

Durante esse período o Osblu participou de eventos como o Consocial - etapa regional; apresentação na Câmara de Vereadores; reuniões de apresentação com prefeito; secretário de Administração e diretor de Compras; 1o Congresso Nacional de Observatórios Sociais, em Curitiba; apresentação para Secretaria Municipal de Saúde; participação no 3o Congresso dos Observatórios Sociais de Santa Catarina, em Brusque; reuniões da comissão do Bolo Tributário.

Dos pontos observados na Prefeitura, o executivo destacou:
- centralização das compras e licitações de todas as secretarias, autarquias e órgãos legalmente possíveis trazendo padronização ao processo de aquisições;
- disponibilidade de informações públicas no site da Prefeitura em sintonia com o cumprimento das leis de transparência;
- adoção de check-list que acompanha o processo de compra, licitação e outras aquisições com a assinatura do funcionário responsável, demonstrando de forma clara e explícita a responsabilidade de cada funcionário em cada etapa do processo;
- sistema de arquivamento físico de documentos com alto grau de conservação e organização, colocados à disposição de qualquer cidadão;
- atendimento dos funcionários da Prefeitura estão alinhados com as leis que regem o bom atendimento público;
- Programa de Inovação e Melhoramento, adotado pela Prefeitura, vem integrando e treinando os funcionários, estimulando o trabalho em equipe e a implantação de melhorias e inovações;
- Programa de Educação Fiscal e Combate à Pirataria.

Entre as sugestões de melhorias, estão a criação de um almoxarifado central, para melhor controle do recebimento e divisão dos suprimentos.

Os próximos passos para o trabalho do Osblu são a realização de novos treinamentos, acompanhamento presencial das licitações, prospectar voluntários junto à Furb para as atividades do Observatório, concluir o projeto de implantação, aprovar e divulgar o regimento interno do Osblu, fazer contato com a Controladoria Interna da Prefeitura, visita técnica no Observatório de Itajaí, criar um planejamento de longo prazo.




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