OSBLU lamenta o falecimento da presidente do SECOVI Blumenau, Soraia Vasselai
Eleita para presidir o Secovi Blumenau e Região na gestão 2014-2017, a empresária Soraia Vasselai faleceu na noite do dia 13 de novembro de 2016, em casa, vítima de uma parada cardíaca. Estava em sua primeira gestão como presidente do sindicato da habitação, mas integrou a diretoria da entidade em todas as gestões anteriores, desde 1995 quando o Secovi Blumenau e Região foi fundado.
Sócia-proprietária da imobiliária Portal Imóveis, empresa de Blumenau no mercado imobiliário desde 2000, como presidente do Secovi Blumenau e Região representava a entidade na Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários, CBCSI, integrava o Conselho de Representantes da Fecomércio, Federação do Comércio de Santa Catarina, como titular da Câmara Empresarial do Mercado Imobiliário e da Câmara Empresarial de Relações Trabalhistas e Assuntos Legais; a Intersindical Patronal de Blumenau e o Conselho da Cidade de Blumenau, Conciblu.
Inquieta, defendia com afinco a profissionalização do mercado imobiliário a partir da evolução e da capacitação das pessoas. Acreditava na soma de esforços como estratégia para conquistas, sobretudo do bem comum e da sustentabilidade. Foi a primeira mulher a presidir um sindicato da habitação no Brasil. O empoderamento da mulher era uma de suas bandeiras.
O último compromisso como presidente do Secovi Blumenau e Região expressa o seu legado: a reunião de presidentes dos Secovis de Santa Catarina, realizada em Criciúma, no dia 11 de novembro e que registra o espírito de cooperação que guiou a sua gestão.
Ativista social, criou o projeto Novo Olhar, em Blumenau, que aproxima videntes e deficientes visuais para passeios de bicicleta pela cidade.
Natural de Blumenau, nascida em 19 de setembro de 1961, filha de Leonardo Vasselai e Jandira Andrade Vasselai, mãe de Leonardo Vasselai Araújo, Tatiana Vasselai Karasinski, Manuela Vasselai Araújo Hirt e Cauê Vasselai, avó de três netos .
O velório ocorre na Igreja Martin Luther, à Rua Coronel Feddersen, 106. Às 17 horas o corpo seguirá para a cerimônia no Crematório Ecumênico de Blumenau, (à Rua São José, 419).