Grupo se reunirá pela segunda vez nessa semana
Blumenau pode criar um Observatório Social (OS), a exemplo do que já¡ existe em algumas cidades brasileiras. Uma reunião na próxima quarta-feira (15), Ã s 17h, na Acib, vai discutir a proposta de criação da organização não governamental, após análise do contrato social e regimento interno do Observatório Social de Itajaí e de Maringá¡ (PR). Em uma primeira reunião, ocorrida no dia 9 de setembro, o grupo conversou com o coordenador do Observatório Social de Itajaí, Jonas Tadeu Nunes. Segundo ele, em 2009 a Prefeitura de Itajaí economizou R$ 28 milhões pela ação da organização naquela cidade.
O coordenador do grupo de trabalho para a implantação do OS em Blumenau e diretor para assuntos internacionais da Acib, Ido José Steiner, acredita ser importante utilizar exemplos de organização bem sucedidas para idealizar o modelo a ser criado em Blumenau.
A função do Observatório Social é atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados. Além disso, o Observatório atua no sentido de contribuir para maior transparência na gestão dos recursos públicos e apresenta propostas para o desenvolvimento de estudos que contemplem a promoção de mudanças fundamentais nas áreas de saúde, educação, recursos humanos, licitações, gastos do poder legislativo e assistência social.