Diretores e professores de 38 escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau acompanharam na tarde desta segunda-feira, dia 2, o encerramento do Programa Observador Social Mirim em 2024. Realizado pelo Observatório Social de Blumenau (Osblu), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), o programa é destinado a estudantes do 4° ano e tem como principal objetivo despertar a consciência cidadã dos estudantes.
O programa foi instalado na rede pública municipal em 2022. No primeiro ano, cinco escolas participaram do projeto-piloto, formando 300 estudantes. Em 2023, 1,4 mil estudantes foram contemplados com a iniciativa.
Neste ano, o projeto foi desenvolvido com estudantes de 89 turmas de 4° ano, contemplando mais de 2,3 mil estudantes de 38 escolas da rede pública municipal.
Durante as aulas do programa, os estudantes têm a possibilidade de aprender sobre os Três Poderes, o papel do cidadão no combate à corrupção e aos produtos piratas e sobre a importância social dos tributos arrecadados pelo governo, além da obrigação de converter os impostos arrecadados em serviços de qualidade para a população.
O cerimonial de encerramento teve por objetivo homenagear os parceiros, entregar os registros fotográficos do programa às escolas participantes e homenagear as professoras do programa.