Contas municipais de 2022 são apresentadas em audiência pública
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e das secretarias de Gestão Governamental (Segg) e da Fazenda (Sefaz), apresentou em audiência pública o balanço geral do ano de 2022. Participaram da audiência representantes de entidades de classe e do Observatório Social de Blumenau (Osblu). A Câmara de Vereadores também prestou contas na ocasião.
“Completamos o ano de 2022 com um superávit de aproximadamente R$ 48 milhões, o que é um reflexo da responsabilidade com que a gestão fiscal do município é conduzida pelo prefeito Mário Hildebrandt e vice-prefeita Maria Regina”, destacou o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa. Ainda de acordo com o secretário, outro fator que contribuiu para o superávit foi o crescimento de receita em relação a 2021, puxado pelo incremento do ISS, reflexo de um redirecionamento da política econômica do município para fortalecer o setor de serviços.
Os investimentos em saúde no ano passado representaram 25,44% - acima do mínimo exigido em lei, que é de 15% - das despesas municipais. Para a Educação, foram destinados 25,46%.
As audiências públicas estão previstas pelo Decreto Municipal 10.585/2015, sendo realizadas no decorrer do ano, ao fim de cada quadrimestre. O objetivo é propiciar a participação social e a transparência das informações referentes à gestão pública. Os relatórios referentes à administração municipal ficam disponíveis para consulta no Portal da Transparência.
Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith