As atividades realizadas pelo Observatório Social de Blumenau (Osblu) desde a sua criação, em 2011 e os objetivos do órgão foram apresentados à diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) na reunião de diretoria desta segunda-feira (29). O coordenador do Osblu, Carlos Roberto Pakuczewsky, explicou que o Osblu é uma entidade privada criada para controlar os gastos públicos e a transparência, além de promover a educação fiscal dos cidadãos.
“O Osblu é uma entidade sem fins lucrativos, independente, representativa e apartidária, que funciona por veio do voluntariado”, explicou Pakuczewsky. Atualmente há 76 Observatórios Sociais em funcionamento em 13 Estados do Brasil, sete deles estão em Santa Catarina. Em Blumenau, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) é a mantenedora do Osblu, que tem como parceiros CDL, Sescon, Abrapi, Intersindical Patronal, OAB de Blumenau, Programa Municipal de Educação Fiscal e Combate à Pirataria, Receita Federal, Receita Estadual e Somar.
O roteiro de trabalho do Osblu consiste em análise técnica dos editais de licitação, acompanhamento da sessão de concorrência pública, análise do contrato e acompanhamento da entrega do serviço ou material. O site www.acib.net/osblu traz notícias, informações sobre educação fiscal, quais são as atividades desenvolvidas pela instituição, resultados obtidos, entre outros dados. O Osblu funciona em espaço cedido pela Acib, na rua Ingo Hering, 20.