Empresários reunidos na sede da Acib para criar comissão de reestruturação do OSBLU
A classe empresarial de Blumenau se reuniu na manhã desta quarta-feira (03/07) na sede da Acib para a primeira reunião de trabalho com a finalidade de reestruturar o Observatório Social de Blumenau – Osblu. Foram discutidos temas como despesas e estrutura funcional, bem como a criação de uma comissão que terá a função inicial de elaborar o estatuto do Osblu. Estiveram presentes representantes da Acib, CDL, OAB, Sescon, Simmmeb, Somar, Ibes Sociesc, Educação Fiscal/PMB, Secretaria da Fazenda/PMB, Receita Federal do Brasil, Secretaria Estadual da Fazenda, FURB, CODEIC, Clube Soroptimista, Advocacia Geral da União (AGU).
A proposta inicial apresentada pelo executivo do Observatório Social, Carlos Roberto Pakuczewsky, prevê uma despesa aproximada de R$ 5 mil reais para custear aluguel, salário de um coordenador e estagiários, além de despesas básicas como água, energia e telefone. Também foi estipulado um valor de R$ 11 mil reais para materiais e equipamentos para a instalação da estrutura. Entretanto, após avaliar o orçamento, os representantes das entidades concluíram que nos primeiros meses, o Osblu deve seguir subsidiado por suas mantenedoras, como já ocorre com a Acib, e depois que ganhar força criará sua independência e autonomia em uma estrutura própria.
As entidades reiteraram a necessidade de aproximação com a Prefeitura, no sentido de ter acesso e voz em editais de licitação para buscar uma maior transparência. Também foi mencionado o apoio e incentivo as pequenas e médias empresas para participarem das licitações e a verificação dos sites dos órgãos públicos para analisar o grau de transparência.
Ficou definido, ainda, que as entidades participantes da comissão organizadora devam ser totalmente apartidárias, até como forma de se manter isentas a posicionamentos políticos e também para manter a credibilidade junto à comunidade. Foram criadas duas comissões. A Comissão de Elaboração do Estatuto é composta pela OAB Blumenau, Sescon, Furb, Sefaz//SC e Soroptimistas de Blumenau. Já a Comissão de Análise da Estrutura e Gestão está composta pela Acib, CDL, Somar e Simmmeb.